ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
A MUSICOBIOGRAFIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DE TRÊS PROFESSORES DE MÚSICA: um estudo com narrativas (auto)biográficas à luz da tríplice mimese
Haniel Henrique Vieira de Queiroz

Última alteração: 2021-10-10

Resumo


Este trabalho é um recorte de uma pesquisa concluída em nível de mestrado que teve como objeto de estudo os processos de musicobiografização de três professores de música a partir de suas pesquisas realizadas no mestrado em música da Universidade xxxxxxxx. O objetivo principal da pesquisa consistiu em compreender como esses profissionais vêm refigurando-se com suas pesquisas nas práticas músico-educativas. O referencial teórico está centrado na teoria da tríplice mimese de Paul Ricoeur – prefiguração, configuração e refiguração – no tempo e narrativa, também utilizada no processo de análise da pesquisa. A abordagem utilizada foi a pesquisa (auto)biográfica cuja fonte foi a Entrevista Narrativa (Auto)Biográfica com três coparticipantes. As dimensões musicobiográficas, advindas das narrativas (auto)biográficas geraram uma análise que se configurou  mediante a cooperação mútua dos três coparticipantes nas ações musico-educativas com os (e)efeitos da formação com a pesquisa. Tais (e)feitos são capazes de fazer emergir um si mesmo como um outro na alteridade, como é o caso da cooperação mútua entre o campo da Educação Musical e da pesquisa (auto)Biográfica – campos fertilizadores de teorias biográficas para a formação musical dos indivíduos.


Texto completo: PDF