ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Narrativas de aulas de música na escola: relações entre afetividade, cognição e aprendizagem musical de crianças
Andrea Matias Queiroz, Renato Tocantins Sampaio

Última alteração: 2021-11-17

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar um recorte de uma pesquisa de Doutorado em Música realizada na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. O tema norteador trata das relações entre afetividade e cognição e suas influências na aprendizagem musical de crianças em aulas de música no contexto da escola regular. O referencial teórico está baseado na Psicologia Cognitiva buscando elucidar a compreensão de como as relações entre afetividade e cognição influenciam na aprendizagem musical de crianças. Tendo em vista que a pesquisa busca evidenciar as concepções e experiências das crianças, a abordagem narrativa e a Arts-Based-Research - ABR serão utilizadas como eixos metodológicos para a realização da pesquisa que terá como sujeitos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental I matriculados em duas escolas localizadas na cidade de Brasília - DF. Pesquisas em Educação Musical que consideram as perspectivas e percepções sob a óptica das crianças têm demonstrado que suas práticas precisam ser melhor compreendidas. Assim, essa pesquisa pretende evidenciar nuances da aprendizagem musical das crianças, visando ampliar a reflexão acerca das suas percepções, interações e das suas formas de aprender e vivenciar a música na escola.


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