ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Reflexões sobre livros/manuais/materiais didáticos e a Educação Musical: um breve panorama sobre os estudos dos últimos 20 anos no Brasil
Karla Beatriz Soares Souza

Última alteração: 2021-10-31

Resumo


Esta comunicação tem por objetivo realizar uma revisão sobre a produção brasileira acerca de livros/manuais/materiais didáticos e a educação musical. A opção de tomar as pesquisas como fontes e objetos privilegiados é justificável, a partir da compreensão de que, ao dialogar com a produção bibliográfica relativa ao tema, pode -se estabelecer uma sistematização de dados sob a concepção entre o já visto e o por ver.  Baseado na revisão de literatura, o trabalho analisa a produção brasileira, dos últimos 20 anos, sob dois ângulos: faz-se uma pesquisa bibliográfica dos estudos que enfocam o livro didático e a música direta ou indiretamente; e são delineadas algumas ações analíticas, embasadas na Sociologia da Educação Musical, sobre as diversas dimensões dos processos investigativos desse objeto do conhecimento. No conjunto significativo de produções sobre o livro didático e música, as investigações sobre o uso dos materiais por docentes e discentes, ainda são pouco frequentes. Embora, à primeira vista, a preocupação seja pouco relevante, há pelo menos dois argumentos que podem ser apresentados para fundamentar a necessidade de investigações dessa natureza e foco: o volume do  investimento público em programas de avaliação e distribuição de materiais didáticos e abrangência da música na escola de educação básica.

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