ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Constituindo-se professor de música em projetos sociais: um estudo na perspectiva da Pesquisa (Auto)Biográfica
Karina Firmino Vieira

Última alteração: 2021-10-14

Resumo


: Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado concluída, pelo PPG- xxxxxx xx xxxxxxxx- XXX  que tem como objetivo compreender como o professor de música constrói a sua história de vida profissional com contextos socioeducativo-musicais. Para esta comunicação, apresento o referencial teórico-metodológico – Pesquisa (auto)biográfica.  Ao construir a gestão biográfica com o lugar o professor de música, constrói relações de pertencimento com os projetos sociais, cuja história de vida profissional está imbricada com esse contexto sócio-educacional  e nos termos de Delory-Momberger (2012) as relações de pertencimento do professor de música nos projetos sociais compreendo que a figuração de um professor faz parte do próprio projeto social, estando diretamente imbricados com contexto. O topoi biográfico do professor de música de projetos sociais lhe permite atuar como partícipe da construção da realidade social e musical do espaço, atuando como agente propiciador do desenvolvimento individual e sociocultural, constitui projetos sociais de si em relação com o outro que também tem a oportunidade de tornarem-se pessoas mais críticas e participativas na sociedade. A partir dessas compreensões este trabalho objetiva compreender a constituição do sujeito com o lugar, ou seja, do professor de música com os projetos socais.

 

Palavras-chaves: História de vida; Professor de projetos sociais, Constituição do sujeito com o lugar.


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