ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Panorama da Educação Musical nos Institutos Federais
Renata Filipak, Inês de Almeida Rocha

Última alteração: 2021-10-12

Resumo


Este texto tem por objetivo tratar de micro contextos das políticas educacionais em educação musical no intuito de ampliar as possibilidades de exploração e reconhecimento relacionadas à Educação Musical no contexto dos Institutos Federais (IF) discorrendo sobre o panorama da educação musical na referida instituição o qual foi obtido por meio de uma revisão de literatura a partir das pesquisas que abordam o tema: Educação Musical nos Institutos Federais, realizadas no interstício de 2008, data da criação dos Institutos Federais, até 2020. Assim, este trabalho, que se propõe a desvelar o histórico da Educação Musical nos IF’s a partir das produções acadêmicas sobre o tema colabora no campo da História da Educação Musical, já que se pode considerar a educação musical como um processo social cultural amplo, o qual abarca modalidades, espaços, formatos e temporalidades diversificadas, tratadas por variadas correntes historiográficas contemporâneas.

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