ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
As culturas afro-brasileiras e africanas na formação dos professores e professoras de música
Cleydson Luan Amancio de Lima, Cristiane Maria Galdino Almeida

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


O presente artigo tem como finalidade discutir as relações étnico-raciais na formação docente em música, a partir dos processos históricos de racismo e colonialidade e diante dos apagamentos históricos que estão presentes na educação musical. O trabalho é um recorte do projeto de pesquisa do mestrado que tem como objetivo geral analisar como são desenvolvidos cos conhecimentos das culturas afro-brasileira e africana na formação do licenciado em música em uma Universidade da região Nordeste. O texto discute a importância de pensar as culturas africana e afro-brasileira como elementos-chave da cultura e arte no Brasil. Desse modo, os conhecimentos dessas são fundamentais na formação dos professores e professoras de música. Por fim, as decisões metodológicas são apresentadas a parte da revisão de literatura.

Texto completo: PDF