ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Políticas Públicas em Educação Musical: uma pesquisa-ação sobre a implementação da música em escolas de Canoas/RS
Carlos Augusto Pinheiro Souto, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Davi de Lima Pimentel

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


O presente trabalho constitui-se uma pesquisa em andamento que tem como objetivo investigar como a música está inserida nas escolas públicas municipais do Município de Canoas/RS. Entende-se que, a partir da Resolução CNE/CEB n.º 2/2016, bem como a experiência realizada no “Projeto Trilhos Sonoros”, enquanto projeto sociocomunitário de educação musical, seja possível elaborar propostas de ações para o ensino de música nas escolas municipais, dialogando com o poder público, com vistas a consolidar políticas educacionais que oportunizem a implementação sustentável do ensino da música na rede municipal. A metodologia utilizada fundamenta-se na abordagem qualitativa e na pesquisaação como método. Considerando-se o postulado por Thiollent (2008), a pesquisa-ação prevê a coleta dos dados e a implementação de ações transformadoras da realidade sociocultural, a partir de um planejamento prévio. Para a realização desta investigação serão consideradas duas tarefas simultâneas e complementares. A primeira delas relaciona-se à coleta de dados relativos à música na cidade de Canoas/RS, tendo em vista espaços escolares e não escolares. A segunda tarefa consistirá na elaboração de uma proposta autossustentável de Educação Musical, como política pública para as escolas da cidade, relacionando ambos os espaços da Educação Musical, escolar e não escolar. Até o presente momento observou-se que o município possui diversas ações de educação musical que, em uma ação conjunta e articulada podem contribuir com a ampliação do ensino de música nas escolas.


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