ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Teorias da aprendizagem, pinturas em telas e composições musicais: um relato de experiência da disciplina de psicologia e desenvolvimento da aprendizagem aplicada à educação musical e sua culminância.
Jonatas da SIlva Pereira, Ana Amélia de Araújo Maciel, Juliana Silva, Simone Larissa Silva Lima

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


este relato de experiência irá expor a forma que a disciplina Psicologia e o Desenvolvimento e da Aprendizagem Aplicada a Educação Musical foi ministrada pela professora Ana Amélia Maciel docente da Universidade Federal do Pará . Uma metodologia diferenciada foi adotada pela professora fundamentada no Interacionismo de Vygotsky, que nos instigou a utilizarmos de nossa criatividade para fundir duas vertentes da linguagem artística: grafias em telas e composições musicais. Durante o processo de criação foi necessário seguir a linha de alguma vertente das teorias da aprendizagem e por fim poder compartilhar o resultado do trabalho com toda a comunidade acadêmica por meio de exposição das telas e das composições no projeto de extensão Ciclo das Quartas. No decorrer das atividades, e culminância da disciplina, constatamos que as teorias da aprendizagem de Jean Piaget, Vygotsky, Gardner, possibilitaram-nos enxergar o indivíduo e suas especificidades e também pensar como futuros educadores musicais, que não terão a função apenas de ensinar a teoria em si, mas também a de desenvolver um olhar pedagógico


Texto completo: PDF