ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
ENSINO APRENDIZAGEM MUSICAL: um estudo no Teatro Musical Wicked no Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, em Uberaba-MG
Mariana Faria Scandar, Lilia Neves Gonçalves

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o projeto de Teatro Musical1 do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, em Uberaba-MG, que teve como foco as relações de ensino aprendizagem de música estabelecidas a partir da participação de alunos nesse projeto. Mais especificamente, é um estudo sobre o musical Wicked, que foi preparado e apresentado no primeiro semestre de 2017 nessa escola. Esta pesquisa tem como fundamento teórico a educação musical como prática social (SOUZA, 2004), sendo que o método adotado foi o estudo de caso, tendo a observação como o principal procedimento de coleta de dados. O teatro musical, além de fomentar a prática musical na escola, propiciou e/ou potencializou relações que ultrapassam as questões musicais. A participação dos alunos fez com que fossem criados vínculos de amizade, de pertencimento ao grupo, e interferiu, inclusive, na autoestima dos participantes.

Texto completo: PDF