ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DE SAXOFONE ATRAVÉS DE TUTORIAIS DO YOUTUBE: UM ESTUDO SOBRE AS APRENDIZAGENS IMBRICADAS NA PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DOS VÍDEOS
ROGER CRISTIANO LOURENÇO DA SILVA, JUCIANE ARALDI BELTRAME

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


Neste trabalho apresentamos um recorte de pesquisa em andamento, nela exploraremos os tutoriais de saxofone disponíveis na plataforma do YouTube, assim como as aprendizagens envolvidas na produção e distribuição desses vídeos. Nosso objetivo geral é investigar a estruturação pedagógica e de divulgação desenvolvida pelos principais produtores brasileiros de tutoriais de saxofone. A base teórica dessa pesquisa tem uma perspectiva sociológica (BOURDIEU, 2014), uma perspectiva que entrelaça os elementos sociais e técnicos do YouTube (SALGADO, 2016), também tem como foco o YouTube (MONTEIRO, 2011), além de uma dimensão da educação musical contemporânea (QUEIROZ, 2017), levando em consideração a educação musical em diversos contextos. Essa pesquisa possui caráter qualitativo, questionários abertos serão utilizados como instrumento de coleta de dados, o processo de análise será efetuado com base nos questionários, nos vídeos disponíveis nos canais dos produtores e na literatura. Esperamos que ao final do trabalho possamos ampliar as discussões sobre o ensino de música fora do âmbito tradicional além de refletir sobre os saberes de um educador musical alinhado com as demandas contemporâneas.


Texto completo: PDF