ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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O trabalho pedagógico do professor de música como fator de motivação para a aprendizagem musical escolar
Daniele Isabel Ertel, Cristina Rolim Wolffenbüttel

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


Esta é uma pesquisa de mestrado em andamento que tem por objetivo investigar o trabalho pedagógico do professor de música e suas contribuições motivacionais na aprendizagem musical em uma escola pública de educação básica. Deste modo, esta pesquisa visa investigar a atuação pedagógica de uma das pesquisadoras e a contribuição desse estudo para o estado psicológico da motivação, quer seja intrínseca ou extrínseca. Para tanto, será empreendida uma investigação qualitativa que tem como pressuposto metodológico o estudo multicasos. Este estudo investiga as turmas do 6º e do 9º ano do Ensino Fundamental – Séries Finais, compreendendo alunos de 11 a 15 anos de idade, respectivamente. Para a amostragem estão sendo coletados dados em uma escola municipal de ensino fundamental, por meio da observação participante, da coleta de documentos e do MUSIC Inventory (JONES, 2017), utilizados como técnicas para a coleta dos dados. Estes dados serão analisados com base no modelo MUSIC de motivação acadêmica, proposto por Jones (2009; 2015; 2017), que se constitui como referencial teórico-analítico. O modelo MUSIC de motivação acadêmica, apresentado por Jones (2009, 2015, 2017), compreende cinco componentes motivacionais que devem ser considerados ao planejar uma aula, quais sejam: (1) o empoderamento, (2) a utilidade, (3) o sucesso, (4) o interesse e (5) o cuidado. Ao final desta pesquisa será possível conhecer os fatores motivacionais de estudantes da educação básica para o aprendizado da música na escola, bem como a contribuição motivacional do trabalho pedagógico do professor de música para a aprendizagem musical de seus estudantes.

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