ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Interdisciplinaridade entre a música e as outras linguagens artísticas no livro didático de arte
Anne Valeska Lopes da Costa, Gustavo Gomes Pereira, Giann Mendes Ribeiro

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


O presente trabalho objetivou compreender de que forma ocorre o processo dialético e interdisciplinar entre a música e as outras linguagens artísticas no livro didático “Por toda parte do 6º ano”, da editora FTD, de autoria de Ferrari et al. (2015). Nesse sentido, apresenta-se uma discussão sobre o livro didático enquanto ferramenta auxiliar do professor de música, apontando reflexões e perspectivas sobre sua utilização, paralelamente com discussões e reflexões sobre a interdisciplinaridade. A base dessa discussão foram os estudos de Macedo (2009), Rizolli (2007), Salgado et al. (2012) e Caldas et al. (2017). Contatou-se que há, de fato, uma relação dialética e interdisciplinar entre as linguagens artísticas. No livro analisado, verificou-se que a música dialoga com as outras três linguagens (artes visuais, teatro e dança), bem como as contempla em alguns pontos. Aponta-se também reflexões acerca da formação contemporânea dos professores de arte (especialistas), a complexidade do campo de atuação de um professor de Arte na atualidade. Percebemos que apesar do livro fomentar a interdisciplinaridade entre as quatro linguagens artísticas, os conteúdos não seguem uma sequência lógica, o que pode dificultar o trabalho do professor.

Texto completo: PDF