ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Produção acadêmica sobre música e surdez: o que revelam as publicações brasileiras
Mércia Santana Mathias

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


Este trabalho integra parte de uma pesquisa pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba (PPGEd-So), linha de pesquisa educação especial. Tem como objetivo apresentar as produções do conhecimento sobre música e surdez. O percurso metodológico baseia-se na revisão sistemática de literatura (COSTA; ZOLTOWSKI, 2014). No Brasil, desde a década de 1980, a temática música e surdez vem sendo discutida no meio acadêmico e tem despertado o interesse dos pesquisadores. Inserir a pessoa com perda auditiva nas possibilidades da educação musical não é apenas cumprir prerrogativas legais, mas, principalmente, produzir ações pedagógicas, capazes de viabilizar condições concretas de aprendizado, empoderadas pelo reconhecimento da possibilidade de um surdo compreender e sentir a música. A temática faz parte do estudo de pesquisadores em várias áreas do conhecimento humano. Conclui-se que as produções do conhecimento - e a divulgação delas - ajudam a superar o sensocomum e contribuem para um ensino efetivo e em consonância com os preceitos da educação inclusiva.


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