ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Educação Musical Inclusiva na perspectiva da Educação Especial: uma pesquisa sobre atuação docente em música no contexto escolar
Ítalo Soares da SILVA, Jean Joubert Freitas Mendes

Última alteração: 2019-11-05

Resumo


Este trabalho expõe os primeiros desdobramentos da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que tem como objetivo compreender como professores/as de música, em diferentes etapas da Educação Básica, lidam com a inclusão de alunos/as com deficiência no Estado do Rio Grande do Norte. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a abordagem qualitativa (TRIVIÑOS, 1987; BOGDAN; BIKLEN, 1994; BRESLER, 2007) a partir de dados coletados por meio de técnicas e instrumentos, sendo a observação participante, o diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Além disso, realizamos o registro de áudio por meio de gravações e transcrições das entrevistas, a pesquisa documental, bem como uma revisão de literatura que versa sobre os temas Educação Inclusiva, Educação Especial, Educação Musical Inclusiva e Educação Musical escolar. Com isso, esperamos que esse estudo possa trazer contribuições sobre práticas pedagógicas e inclusivas em sala de aula com alunos/as com deficiência, bem como promover discussões sobre a temática em estudo.