ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Pesquisa etnográfica, cultura popular e educação musical: uma “embolada” de desafios na contemporaneidade
Luis Ricardo Silva Queiroz, Vanildo Mousinho Marinho

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


A pesquisa etnográfica tem se tornado uma importante abordagem investigativa no campo da educação musical brasileira, desde a década de 1980, mas de forma mais recorrente e aprofundada a partir dos anos de 1990. Considerando avanços e contribuições que a etnografia tem proporcionado ao campo da educação musical, mas também lacunas e problemas que caracterizam a incorporação dessa complexa abordagem na ação investigativa, este trabalho discute desafios da pesquisa etnográfica no campo da educação musical na atualidade, a partir da análise de nuances que caracterizaram a aplicação de tal abordagem no estudo da transmissão musical na Embolada da Paraíba. O texto tem como base uma pesquisa bibliográfica, no campo da educação musical e afins, bem como resultados obtidos a partir da etnografia realizada no universo de emboladores atuantes na Paraíba entre os anos de 2003 e 2015. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a etnografia é uma abordagem de pesquisa fundamental para a imersão, a vivência e a descoberta de mundos da educação musical que se constituem nas nuances e na dinâmica singular das culturas populares. De forma específica, as nuances da etnográfica na Embolada permitiu revelar uma rede complexa de transmissão de saberes que se constitui pela imersão em diferentes dimensões da performance musical e da cultura que caracteriza o mundo da Embolada.

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