ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Música na Educação Básica no Estado do Rio Grande do Norte: um panorama das publicações científico-acadêmicas de 2008 a 2018
Tamar Genz Gaulke, Ítalo Soares da Silva, Carlos Antonio Santos Ribeiro, Fernanda Gomes de Amorim, Yanaêh Vasconcelos Mota, Yago Marques da Rocha Neves Maia, Júlio César Ferreira Gomes, João Gomes da Rocha, Angelita Kleis Souza Moura

Última alteração: 2019-10-18

Resumo


Considerando a conjuntura política e educacional no âmbito do ensino obrigatório de Música na Educação Básica em nosso país, este trabalho teve por objetivo o mapeamento de publicações científicas acerca de como o ensino de Música dentro da escola tem sido pensado, trabalhado e praticado nos últimos dez anos. Para tanto, e como parte das respectivas ações do Grupo de Estudos e Pesquisa em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (GRUMUS), responsável por esse estudo, o presente trabalho possui caráter bibliográfico, caracterizando-se por estado do conhecimento. Os dados preliminares do mapeamento mostram natureza quantitativa e qualitativa. No que se refere aos dados quantitativos, nota-se um aumento das produções entre 2014 e 2016 em virtude da implementação de programas governamentais federal e do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMus) da supracitada universidade. No entanto, o caráter dessas produções é em sua maioria resultado de experiências que não possuem aprofundamento sobre o tema. Pela natureza qualitativa, encontramos categorias, como o ensino de música no Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), que apontam escassez de produções acadêmicocientíficas. Devido à quantidade de dados coletados, o GRUMUS pretende ampliar as discussões em futuros artigos, analisando, em profundidade, resultados desse trabalho.

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