ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Ensino de música nos anos iniciais do Ensino Fundamental: resultados parciais de uma pesquisa em curso
Marcus Aurélio de Souza Reis

Última alteração: 2019-10-18

Resumo


O texto aqui apresentado é um recorte da pesquisa de mestrado, que se encontra em andamento1, sobre a prática docente de dois professores de música nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes. O objetivo geral da pesquisa foi investigar a prática docente do ensino de música nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas de educação básica no Município do Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife-PE. Neste artigo, além da revisão de literatura, que deu suporte teórico à definição do objeto de pesquisa, apresentaremos também a metodologia, incluindo a apresentação do estudo de caso e os procedimentos analíticos. Consideramos que refletir sobre o ensino de música nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir das questões estruturais e funcionais da escola, do que é ensinado nas aulas de música, da prática pedagógica dos docentes, além da função dessas aulas e do que pensam os professores que aí atuam, assume um papel fundamental para a constituição de conhecimentos específicos sobre essa etapa da educação brasileira.


Texto completo: PDF