ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Formação no mestrado em música: resultados de pesquisa realizada com mestrandos dos programas de pós-graduação em Música da UFRN e UFPB
Gleison Costa dos Santos, Jean Joubert Freitas Mendes

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Esta comunicação é um recorte de uma pesquisa realizada em um curso de mestrado (acadêmico). Teve como objetivo compreender e refletir como se dá o processo de formação de pesquisadores a partir das vivências formativas de mestrandos dos Programas de Pós-Graduação em Música da UFRN e UFPB. Para esta comunicação, todavia, apresentaremos alguns dos resultados obtidos na referida pesquisa, considerando alguns aspectos da formação em um curso de mestrado em música. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa de pesquisa, tendo como método, o estudo de caso. Utilizou-se, como instrumentos de construção dos dados, o questionário online, via Google Docs, em uma primeira etapa, e a entrevista semiestruturada em uma segunda etapa do processo investigativo com o objetivo de aprofundar os conhecimentos acerca da temática formação do pesquisador em Música assim como a realização de pesquisa documental. Conclui-se que esta é uma formação diversa e que pode ser vista e configurada a partir de vários aspectos, que vão desde elementos técnicos e teóricos, até o amadurecimento enquanto ser humano, proporcionado pelo curso de Mestrado. A partir disso, reflete-se que estudar a formação do pesquisador em Música é uma necessidade da área, inclusive, como uma maneira de compreender e estruturar estratégias formativas que possam contemplar os anseios dos aprendizes de pesquisador em Música na contemporaneidade.


Texto completo: PDF