ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Gestão e atuação do professor de música em projetos sociais: Um estudo no Projeto Nossos Valores em Natal (RN)
Abda Rocha Pinheiro, Antonio Renato de Araújo, Sâmela Kerem Ramos Paulo, Paulo Sérgio de Menezes

Última alteração: 2019-10-25

Resumo


O presente trabalho trata da relação entre as atividades de gestão e atuação do professor de música em um projeto social. Faz parte de um estudo feito pelos alunos(as) de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para a disciplina Projetos em Música. Tem como objetivo investigar a relação entre gestores(as) e professores(as) de música em três projetos sociais da Grande Natal. Traz uma abordagem qualitativa e adotou como método de pesquisa o estudo multicaso, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas para obtenção dos dados. Esta comunicação, especificamente, trata do Projeto Nossos Valores, que atende à população da comunidade da África, no bairro da Redinha, Zona Norte de Natal. Tendo como base a cultura hip hop, traz a música de rua como principal objeto de ensino, através do breakdance. Levando em consideração que a gestão e o ensino de música no Projeto pesquisado são papéis executados principalmente pelo ativista, músico e educador Miguel Carcará, abordaremos como se dá a relação dessas funções executadas por um único agente.


Texto completo: PDF