ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Construção do currículo da Banda de Música Maestro Orlando Leite-BMMOL por meio do seu repertório
Francisco Ernani de Lima Barbosa, Agostinho Jorge Lima

Última alteração: 2019-09-29

Resumo


O presente trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa realizada na Banda de música Maestro Orlando Leite – BMMOL – onde se busca compreender como se desenvolveu o programa de ensino em uma turma iniciante, com repertório proposto e executado nas aulas de música. Tomamos como aporte a metodologia do estudo de caso, com informações coletadas através de entrevistas semiestruturadas e gravação de algumas aulas. Verificamos que, no contexto dessa banda, o programa de ensino esboça-se de maneira explícita, formalizada, em alguns de seus aspectos e elementos, e de maneira implícita, oculta, em outras. Discutimos, nesse trabalho, como esses aspectos do programa de ensino se estabelecem, em seus aspectos explícitos, como métodos de solfejo e teoria, e implícitos, que se verificam nas escolhas dos maestros acerca de repertório, ordem de conteúdos e atividades práticas. Para tal, dialogamos com Almeida (2010), que isso é comum a muitas bandas de música, o que ele denomina como currículo, e com Apple (2006) que classifica isso como currículo oculto. Concluímos que há uma tendência a uma maior organização desses elementos do programa de ensino na BMMOL, com a busca de otimização, pelo maestro, dos procedimentos e ensino e aprendizagem coletiva.

Texto completo: PDF