ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Educação Musical na Primeira Infância e Recursos Tecnológicos
AJA DEVI DASI SOARES ABREU DE GOES, Valéria Lázaro de Carvalho

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


Este Artigo apresenta um recorte da minha pesquisa de Mestrado em andamento sobre a educação musical na primeira infância com bebês e crianças bem pequenas. Aqui estabeleço relações entre os recursos tecnológicos na atualidade e o ensino de música, tendo em vista tanto os pontos positivos da tecnologia na vida de crianças nessas faixas etárias, como também questões negativas à saúde física, psicológica e social das mesmas. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica em artigos e livros das áreas em questão e compreendeu-se com esse estudo que é possível utilizar diversos recursos tecnológicos no ensino de música na primeira infância, contudo o professor deve estar atento à maneira como interagir com essa faixa etária, às questões de ludicidade tão necessárias nesse contexto, aos pontos pedagógicos a serem contemplados, e aos possíveis usos indiscriminados da tecnologia os quais podem causar sérios danos à saúde da criança de uma forma geral.

Texto completo: PDF