ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
O ensino de música na educação infantil: relatos de experiências a partir da prática de atividades musicais realizadas em duas escolas particulares de educação infantil e bilíngue de Belém
Ana Larissa Ribeiro Mauricio, Milene Suanne Narciso Corpes Farias, Jheicy Kethly Corrêa da Silva

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Este relato apresenta experiências vividas em duas escolas particulares de educação infantil e bilíngue em Belém por acadêmicas do curso de Licenciatura Plena em Música da Universidade do Estado do Pará (UEPA), através da disciplina Práticas Educativas II. As escolas mencionadas aqui serão nomeadas “Escola A” e “Escola B”. As aulas foram acompanhadas no período de agosto a dezembro de 2018. As turmas escolhidas da escola A foram: Jardim I e Jardim II, e da escola B Jardim II. O objetivo deste relato é expor a prática das atividades musicais observadas e realizadas em campo, sua importância na educação infantil e os resultados obtidos a partir desta experiência. Como metodologia, foi utilizada a observação participativa no decorrer das aulas, e para coleta de dados, foram utilizados diários de bordo semanais feitos pelas estagiárias em seus respectivos campos de estágio. Como referência para análise das atividades utilizou-se: a Base Nacional Comum Curricular (2017), Pedagogias Brasileiras em Educação Musical (MATEIRO; ILARI, 2016) e De Tramas e Fios (FONTERRADA, 2008).

Texto completo: PDF