ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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”DJEMBEREM”: A CASA DOS SABERES MUSICAIS
Ailton Mário Nascimento

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


A presente comunicação descreve a concepção, objetivos e ações desenvolvidas no Projeto de Pesquisa, A Música Africana entra na Escola: uma proposta pedagógica para a educação musical. Projeto de intervenção que propõe através de aulas de música ministradas a estudantes do 3º ano do ensino fundamental I, tendo como repertório músicas africanas de diversos países, criar possibilidades de acesso e democratização do ensino e aprendizagem da música africana na Bahia. Considerando essa prática musical uma forma de resistência e reinvenção identitário-diaspórica e contribuindo para a formação das crianças sobre questões étnico-raciais a partir de referências musicais africanas, além do desenvolvimento do seu conhecimento sobre música e de todas as capacidades sensóriocognitivas associadas à prática musical. Um relato de experiência, onde se pretende discutir os desafios e a relevância da inserção da música africana na escola básica, como fator de promoção da alteridade e fortalecimento das identidades, além de refletir sobre as possíveis razões da invizibilização e desconhecimento desses repertórios e musicalidades em nossa educação musical, assim como, sobre o eurocentrismo predominante no processo de ensino/aprendizagem formal de música no Brasil.

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