ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Diálogos e conexões sobre educação musical e tecnologia: reflexões sobre curso de extensão online e semipresencial
Juciane Araldi Beltrame, Matheus Henrique da Fonsêca Barros, José Magnaldo de Moura Araújo

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


O presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre o curso de extensão "Diálogos e conexões sobre educação musical e tecnologia", desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em duas edições, nos anos de 2017 e 2018. No texto, são apresentadas a estrutura do curso, a metodologia adotada (Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP), bem como uma análise dos resultados do curso exposta em quatro categorias: 1) perfil dos estudantes do curso; 2) interações entre alunos e equipe; 3) resoluções do problema apresentadas pelos alunos; 4) evasão em cursos online. Dentre os principais achados, podemos destacar o desenvolvimento de trabalhos em equipe, o estabelecimento de horários fixos para as atividades online, a necessidade de um perfil de participantes com experiências prévias com a internet e o estranhamento dos participantes com a dinâmica da ABP. A experiência foi de extrema importância, proporcionando a idealização de outras atividades semelhantes voltadas ao ensino de instrumento e também as diferentes possibilidades de produção de conteúdo para educação musical online.

Texto completo: PDF