ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
O ensino da música no projeto social Instituto Amazônia Cultural: os efeitos sociais e musicais na vida dos ex-estudantes participantes
Sebastião Trindade da Conceição Júnior

Última alteração: 2019-10-25

Resumo


Este artigo apresenta os resultados da pesquisa intitulada “O ensino da música no projeto social Instituto Amazônia Cultural”. Os objetivos consistiram em: investigar como é desenvolvido o ensino da música no projeto social Instituto Amazônia Cultural; descrever os objetivos, conteúdos, métodos e materiais desenvolvidos no projeto social Instituto Amazônia Cultural; identificar os resultados musicais e sociais na vida dos ex-estudantes participantes do Instituto Amazônia Cultural. A metodologia compreendeu quatro etapas: pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevista com um instrutor e uma coordenadora do projeto, observação e aplicação de questionário para quatro ex-estudantes do Instituto Amazônia Cultural. Os resultados da pesquisa mostraram que o processo de ensino e aprendizagem da música no referido projeto ocorre através das aulas coletivas de violão ministradas por instrutores autodidatas, conciliando teoria e prática simultaneamente, usando como recurso didático apenas uma pequena apostila, utilizada como base teórica para o aprendizado musical dos ex-estudantes participantes.


Texto completo: PDF