ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Educação Musical e formação humana: perspectivas de uma aprendizagem pró-vida
Luiz Felipe de Oliveira Gomes, Thelma Beatriz Sydenstricker Alvares, Solange Pereira de Abreu, Claudia Veras Neves Bastos, Nilton Soares da Silva Junior, patrick Ribeiro do Val

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


Neste artigo, realizamos uma discussão sobre a Educação Musical, a partir de uma reflexão sobre trabalhos dos autores que referenciam nossa fundamentação teórica: Ausubel (2003), Santos (1996; 2000), Alvares (2015), Byington (2011) e Green (2000; 2006; 2012). O objetivo principal do artigo é refletir sobre a Educação Musical provida de sentido para o educando. Como objetivos específicos, destacamos: discutir a aprendizagem musical, a partir das ideias dos autores citados; e refletir de que forma a Pedagogia Simbólica Junguiana, proposta por Byington (2011), pode contribuir para a Educação Musical. O trabalho se justifica pela necessidade de buscar novos caminhos para lidar com a Educação Musical, não apenas como um meio de aquisição de habilidades musicais, mas, também, como um instrumento significativo de formação humana.

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