ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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De um Grupo de Flautas a uma Orquestra Escolar: quando o currículo reflete as atividades extracurriculares
Estêvão Grezeli de Barros Neves Grezeli, Cristina Rolim Wolffenbüttel

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


A partir do planejamento estratégico 2012-2022 realizado no Colégio Marista Rosário, uma instituição de ensino básico da rede privada de Porto Alegre/RS, evidenciou-se a necessidade de ampliar os incentivos das práticas culturais de representação escolar, criando referências de inovação em educação com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem. Após realizar a escuta das demandas trazidas pelos estudantes, percebeu-se a importância de uma reestruturação do grupo instrumental existente na instituição até aquele momento, pois este não atendia aos anseios, principalmente dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Este relato apresenta o período transcorrido entre os anos de 2013 a 2018, juntamente com os objetivos traçados, estratégias para alcançá-los, as mudanças ocorridas nas estratégias no percorrer do caminho e as ações que culminaram na premiação com o troféu de prata no 13º Prêmio de Responsabilidade Social na categoria Desenvolvimento Cultural no ano de 2018, promovido pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE-RS).

 


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