ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
O ensino e aprendizagem de guitarra elétrica no PROARTE
Luciano Luan Gomes Paiva

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Este texto trata de um relato de minha experiência como docente de música, mais especificamente professor de guitarra de um projeto social, o qual atua também como escola especializada de ensino de instrumento musical em um município do interior do estado do Rio Grande do Norte. Dessa forma, o objetivo principal deste texto é relatar e discutir sobre o ensino e a aprendizagem musical de guitarristas que são alunos do PROARTE nos dois polos de atuação do projeto. Nesse sentido, esta pesquisa trará relatos oriundos da minha convivência com 5 alunos de guitarra elétrica do projeto, os quais estudam em duas turmas, uma em Guamaré e outra em Baixa do Meio. Aponta-se que, os alunos de guitarra elétrica do PROARTE são ávidos com relação à aprendizagem musical, visto que eles buscam aprender dentro de sala de aula, com professor, fora de sala de aula (nos ambientes do projeto e em outros âmbitos), com colegas, em conversas, pela internet entre outras formas. Portanto, organizam suas fontes de aprendizado da melhor forma para seu entendimento, visando além da facilidade, sobretudo, aprender técnicas, nuances, dinâmicas, exercícios e repertórios no instrumento musical.

Texto completo: PDF