ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Ensino de música desenvolvido no Instituto Federal da Bahia: contribuições para o encaminhamento de jovens ao ensino superior em música
Marcos de Souza Ferreira

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


A pesquisa de doutoramento que deu origem a este artigo, teve como campo de investigação o ensino de música no Instituto Federal da Bahia (IFBA) e procurou responder duas questões: como a educação musical se inseriu e se desenvolveu na estrutura curricular dos cursos de Ensino Integrado no IFBA? Os resultados apresentados no IFBA campus Vitória da Conquista quanto à formação musical e encaminhamento de estudantes ao ensino superior em música eram também encontrados nos demais campi onde havia ensino de música? Tais questões levaram à definição dos objetivos gerais: identificar e analisar a presença/ausência da educação musical como conteúdo na estrutura curricular do IFBA; descrever e analisar de que maneira o ensino de música era desenvolvido na instituição. Tendo em vista tais objetivos, dados foram coletados entre diretores de ensino dos campi, na Pró-Reitoria de Ensino, entre professores de música da instituição e estudantes egressos matriculados em cursos superiores de música. Os dados permitiram traçar um panorama do ensino do componente curricular Arte e do percentual da presença da linguagem música no âmbito da instituição. A práxis musical desenvolvida pelos docentes foi analisada à luz do modelo teórico musical C(L)A(S)P de Keyth Swanwick. A pesquisa evidenciou que os resultados da prática musical desenvolvida nos demais campi da instituição são análogos aos resultados obtidos no campus onde a pesquisa se originou. O presente artigo faz um recorte na pesquisa e destaca a importância das atividades musicais desenvolvidas no IFBA tanto na escolha como na preparação dos estudantes para o ingresso nos cursos superiores em música.


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