ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Relações entre diversidade e objetivos em projetos de cursos de graduação em música da região nordeste
Pedro Pedro Henrique Simões de Medeiros, Rute Carolina da Cunha Benigno, Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Michel Soares de Araújo

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Este artigo faz parte de uma pesquisa que busca compreender como a diversidade está expressa nos projetos pedagógicos dos cursos de música de universidades federais da região nordeste brasileira. Aqui, de forma específica, nossa intenção está em compreender como os objetivos de tais projetos estão expressando a diversidade. Para isso, o trabalho está metodologicamente orientado por pesquisa documental em torno dos projetos dos cursos, pesquisa bibliográfica no campo da educação musical e análise de conteúdo temática sobre os objetivos dos projetos. Os resultados apontam uma perspectiva ainda restrita de diversidade, voltada para dimensões contextuais e regionais ou para uma diversidade de práticas interpretativas (repertórios) dentro do recorte da música ocidental tradicional.


Texto completo: PDF