ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Avaliação da Leitura à Primeira Vista no Ensino de Piano Complementar em Grupo nas Licenciaturas em Música
Sérgio Inácio Torres

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


O piano complementar em grupo teve um crescimento expressivo nos cursos de licenciatura, porém, sua consolidação não aconteceu, pela falta de formação dos professores e infraestrutura (Machado, 2016; Santos, 2013). Justifica-se essa investigação devido ao aumento da demanda nas universidades, acrescido da falta de profissionais qualificados. Nesta pesquisa, em andamento, na sua fase inicial, empregará referenciais da Cognição Musical (Ilari, 2009) e de Estilos Intelectuais (Sternberg, Wagner & Zhang, 2007) para refletir, explicar e contribuir com o desenvolvimento dessa práxis. Para tanto, será empregado o Inventário de Estilos de Pensamento-Revisado II, e a partir dessa escala será desenvolvido um novo instrumento, com o qual, caso validado, pretende responder à seguinte pergunta: - É possível mensurar objetivamente, pelo viés cognitivo, a leitura à primeira vista de estudantes de piano complementar em grupo? O objetivo é compreender cognitivamente a avaliação da leitura à primeira vista no piano complementar. Esta é uma pesquisa quantitativa com licenciandos em música de universidades paranaenses e paulistas. Por meio do teste “Inventário de Estilos de Pensamento-Revisado II/TSI-R2” serão elencado os padrões cognitivos de processamento dos discentes e suas preferências intelectuais. Após a análise e tratamento dos elementos, teremos um panorama de como os estudantes se comportam cognitivamente. Isso fornecerá suporte para elaboração e posterior validação de uma escala psicométrica para avalição da Leitura à primeira Vista no Piano Complementar.


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