ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Suzuki e flauta doce: compreendendo uma visão de professores
Gabrielle Alvarenga, Ilza Zenker Leme Joly

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


Este estudo tem como objetivo, mapear a literatura dedicada ao ensino de flauta doce e do Método Suzuki por meio de uma pesquisa bibliográfica em profundidade. As buscas foram realizadas em revistas das áreas de educação musical e de música, além de repositórios de teses e dissertações das mesmas áreas. Os resultados apontam para um número pouco expressivo de trabalhos dedicados aos temas “flauta doce” em interface com o “Método Suzuki”, além de demonstrar que o volume de trabalhos sobre “flauta doce” é significativamente maior do que os encontrados sobre “Método Suzuki”. Os trabalhos voltados para a ”flauta doce” encontrou-se maior número de pesquisas relacionando ao uso do instrumento para a musicalização, criando-se a hipótese de que isso ocorra por conta do grande uso do instrumento para tal modalidade; já para o Método Suzuki, o tema mais pesquisado volta-se para uma reflexão sobre o método, acreditando-se que isso ocorra por conta de ser um método novo quando comparado à outros. Conclui-se que a presente pesquisa se torna relevante por realizar uma revisão bibliográfica sobre o assunto, além de construir temas de diálogo para uma pesquisa com professores acerca das motivações dos mesmo que buscam por esta especialização.

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