ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Cecilia Conde: uma educadora musical sem barreiras
Nicole Mello Penteado

Última alteração: 2019-10-18

Resumo


A partir deste trabalho, são apresentadas e discutidas ideias de ensino de música da educadora musical Cecilia Fernandez Conde. A pesquisa a que se refere o texto foi amparada em três metodologias de histórias de vida: História Oral, História de Vida e Método Biográfico. Entre devotados do tema e pesquisadores que abordaram os métodos em seus trabalhos, estão: Corrêa e Guiraud (2009); Ferrarotti (1988); Meihy (2005); Oliveira et al. (2013); Pereira (2000); Silva (2002); Spindola e Santos (2003); Verena (2005). Fizeram parte da coleta de dados da investigação materiais bibliográficos e entrevistas com seis ex-alunos e colegas de trabalho de Cecilia Conde. Dentre outros aspectos discutidos na pesquisa de mestrado, o recorte feito para esta comunicação destaca a valorização da articulação entre educação e cultura no ensino de música, concepção da educadora.


Texto completo: PDF