ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Abordagem (Auto)biográfica na Educação Musical: o referencial teórico-metodológico de teses e dissertações
Millena Brito Teixeira Gontijo, Delmary Abreu Vasconcelos

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar um recorte de uma pesquisa concluída que se ateve ao movimento (Auto)biográfico no campo da Educação Musical no Brasil. Este trabalho foi desenvolvido através de um levantamento de teses e dissertações ao longo dos últimos quinze anos. Todavia o olhar deste recorte recai sobre o referencial teóricometodológico dos trinta e um trabalhos levantados ao longo da pesquisa. A pesquisa foi construída por meio de um estudo quantitativo com elucidações qualitativas, de caráter bibliográfico. Diante disso, constituiu-se o estado da arte de pesquisas em Educação Musical com abordagem (auto)biográfica cujo foco esteve centrado no levantamento de pesquisas realizadas em programas de pós-graduação do cenário brasileiro de 2003 a janeiro de 2019.

Texto completo: PDF