ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Música em movimento: uma experiência com a formação continuada de professores
Pedro Augusto Dutra de Oliveira, Mariana Barbosa Ament, Mariana Galon da Silva, Natália Búrigo Severino, Ilza Zenker Leme Joly, Renata Franco Severo Fantini

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


O presente artigo busca descrever a estrutura do curso de especialização lato sensu “Música em Movimento: Propostas para a educação escolar”, em modalidade semipresencial, de modo a problematizar a busca de professores do ensino básico e de músicos bacharéis por formação em educação musical que os habilite a utilizar com mais critério e conhecimento, a Música nas atividades do cotidiano da sala de aula. Em três módulos, explora-se o universo dos jogos e das brincadeiras musicais, da criação musical, do movimento e corpo como ferramentas de aprendizagem musical, da regência coral para coros adultos e infantis e da prática musical por meio da flauta doce. A fim de contribuir para o embasamento das práticas e da própria concepção de Educação Musical, foram apresentados aos alunos fundamentos metodológicos da Educação Musical no Brasil, relações entre música, educação e cultura como transformação social, música e cognição, educação musical especial e inclusiva, permeando o conhecimento sobre a educação musical no Brasil. Observamos que o ensino e aprendizagem XXIV Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos Campo Grande/MS - 11 a 14 de novembro de 2019 à distância exigem habilidades adaptativas e acadêmicas dos professores e alunos. Como equipe destacamos que a diversidade de temas abordados contribuíram para a reflexão sobre práticas musicais escolares de qualidade e ainda contamos com a pluralidade de saberes por parte de cada professor ao longo de sua jornada formativa. Ainda destacamos que propostas dessa natureza podem se apresentar relevantes na atualidade considerando a diversidade de práticas musicais nos contextos escolares a partir das últimas conquistas legais, além de ser uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional.


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