ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Ensino de canto no Teatro Musical: desenvolvendo uma proposta de ensino em um projeto de extensão da EMUFRN
Danilo Nogueira de Morais

Última alteração: 2019-10-25

Resumo


Este artigo apresenta um recorte de pesquisa em andamento que tem como objetivo investigar a implementação de uma proposta de ensino de canto em um projeto de extensão em teatro musical. Trata-se da elaboração de uma pesquisa-ação que fará uso de observações e entrevistas com integrantes do grupo “Companhia Livre” do projeto POLI Teatro Musical da Escola de Música da UFRN. Pretende-se (1) elaborar uma proposta de ensino de canto, (2) consultar a literatura acadêmica e profissionais da área a fim de aperfeiçoar tal proposta, (3) implementar a proposta no grupo pesquisado e, por fim, (4) avaliar a proposta por meio de entrevistas com os integrantes do grupo. Serão utilizados como instrumento de coleta de dados as técnicas de observação participante, diário de bordo, entrevistas e urna. O artigo desenvolve discussões sobre a necessidade de se pensar o ensino de canto no Teatro Musical enfatizando aspectos estilísticomusicais e de estados psicológicos na construção da sonoridade vocal do personagem. Os dados coletados apontam que os alunos têm demonstrado dificuldades nas técnicas básicas do canto, e aparentemente não buscam, de forma consciente, relacionar as diferentes possibilidades de sonoridade da voz cantada com os estilos musicais e os estados psicológicos dos personagens a fim de melhorar sua interpretação.


Texto completo: PDF