ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Trajetória de formação de duas mulheres professoras universitárias de violoncelo: compartilhando narrativas de uma pesquisa em andamento
Yanaêh Vasconcelos Mota

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Nesta comunicação, apresento parte dos resultados da minha pesquisa de mestrado, a qual vem sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMus) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa tem, como um dos seus objetivos, investigar, por meio de entrevistas narrativas, a trajetória de formação de duas professoras de violoncelo atuantes em universidades federais nordestinas. Neste texto, especificamente, apresento brevemente proposições de autoras e autor que permeiam a minha fundamentação teórica (GREEN, 1997; LOURO, 2017; BOURDIEU, 2002) e teórico-metodológica (JOSSO, 2004), bem como os resultados iniciais da pesquisa. Os resultados obtidos até o momento me permitem perceber que, apesar dos nítidos desafios para mulheres na área, são múltiplos os eventos, dimensões e possibilidades  que marcam os seus percursos formativos. 

Texto completo: PDF