ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Música no Ensino Médio: aproximando tempos, espaços e passos
Miriam Hitomi Kawabata de Almeida, Helena Ester Munari Nicolau Loureiro

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


A experiência contida neste relato foi desenvolvida em escola pública com alunos de ensino médio onde relacionamos o conteúdo da disciplina de Arte com o da unidade didática das aulas de música ministradas no âmbito do estágio curricular obrigatório da licenciatura. Procuramos trazer elementos musicais de vivência prática dos alunos para que pudessem assimilá-los ativamente. As aulas foram elaboradas com o intuito que a unidade didática contivesse todos os elementos do modelo C(L)A(S)P, integrando as modalidades de composição, de apreciação e de performance ao lado do desenvolvimento de habilidades e estudos acadêmicos. Fator importante é que o Grupo Multisserial de Estágio e Prática de Ensino (GMEPE) possibilita que todos os alunos do primeiro ao quarto ano do curso de Música colaborem nas aulas, o que lhes permite vivenciar experiências musicais envolvendo todas as atividades que forem desenvolvidas, funcionando como um laboratório de pesquisa em ensino onde propostas podem ser criadas e testadas com a colaboração dos outros alunos do curso que integram o GMEPE.


Texto completo: PDF