ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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O polo de Piano – Casarão dos Azulejos do PRIMA: o processo de cooperação na implantação, consolidação e desenvolvimento do Ensino de Piano em Grupo em um projeto social
Josélia Ramalho Vieira, Priscila Silva Santana, José Edmilson Coelho Falcão

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Este relato de experiência trata da implantação do Polo de Piano – Casarão dos Azulejos para o Ensino de Piano em Grupo (EPG) no PRIMA (Projeto de Inclusão através da Música e das Artes) do governo do Estado da Paraíba. Inicialmente, é apresentado um histórico do referido projeto, seus objetivos, aspirações e ramificações, sendo o Casarão um dos 23 polos distribuídos dentre os 16 municípios do Estado da Paraíba. Explicita-se a parceria com a Universidade Federal através da coordenadora do PianoLab/UFPB, que forneceu apoio pedagógico, participações de bolsistas (alunos da licenciatura em música da habilitação: piano), materiais didáticos, trocas de experiências e o modelo de aplicação de estratégias da aprendizagem cooperativa aplicada ao EPG. São relatadas as ações pedagógicas e os primeiros resultados da experiência, como a Orquestra de Pianos e a aprovação de alunos para o curso superior. A música tem sido um importante instrumento de empoderamento, embora ela por si só não seja a grande responsável por tais ações e sim o seu efeito agregador, sua possibilidade de novas experiências e trocas de conhecimentos. Desta forma, acredita-se que a cooperação, tanto entre Instituições quanto entre alunos na sala de aula, pode ser um elemento importante didático em projetos sociais.


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