ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
O ensino do contrabaixo elétrico para alunos da Universidade de Brasília: O estado do conhecimento
Jhonata Pereira Medeiros, Paulo Roberto Affonso Marins

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


O estudo aqui relatado faz parte da pesquisa de mestrado em andamento sobre o ensino do contrabaixo elétrico na perspectiva do aluno, e tem como lócus de pesquisa a disciplina de contrabaixo elétrico do curso de Licenciatura em Música. Nesta pesquisa buscamos trazer reflexões no âmbito da aprendizagem do contrabaixo elétrico tendo a finalidade de compreender os objetivos musicais dos alunos da disciplina, e, conseqüentemente, elaborar propostas para o ensino do instrumento em questão. Neste artigo trouxemos os resultados de uma pesquisa sobre o estado do conhecimento do ensino do contrabaixo elétrico na perspectiva do aluno. Com base nos levantamentos realizados, 3 (três) categorias emergiram. A Categoria 1 referente as pesquisas restritas ao contrabaixo elétrico. A segunda categoria corresponde pesquisas que trazem o ensino de outros instrumentos com foco na educação musical. A 3ª categoria refere - se ao estudo sobre o ensino centrado no aluno sob a ótica de Carl Roger. Detalharemos, ao longo desse artigo, o diálogo com os estudos selecionados.


Texto completo: PDF