ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
“Música para olhar do lado de dentro”: relato de experiência de um projeto desenvolvido com crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Lenilce da Silva Reis Santana, Raiana Alves Maciel Leal do Carmo, Sandra Maria de Souza Baleeiro, Elaine Pereira de Oliveira, Larissa Braga Andrade, Gabriela Leal Lima

Última alteração: 2019-10-18

Resumo


O presente trabalho apresenta um relato de experiência que descreve e discute o planejamento e a prática do projeto “Música para olhar do lado de dentro” na Associação Norte Mineira de Apoio ao Autismo (ANDA), na cidade de Montes Claros-MG. As atividades foram realizadas por acadêmicos bolsistas do Programa de Educação Tutorial, PETARTES/MÚSICA, pertencente ao Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Montes Claros. O projeto, desenvolvido no segundo semestre de 2018, teve como objetivo proporcionar o desenvolvimento de habilidades musicais, da interação social e da linguagem em crianças, de 03 a 09 anos de idade, com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O desenvolvimento do projeto foi dividido em três fases: planejamento, execução e avaliação. O planejamento das aulas buscou referencial teórico em Pedagogias da Educação Musical Contemporânea, cujas abordagens metodológicas puderam ser adaptadas para diversos contextos e idades. Nessa etapa, foi realizada uma capacitação para todos (as) os (as) acadêmicos(as) envolvidos (as) no projeto e desenvolvida por profissionais especializados(as) no tema do autismo. Foram ministradas 10 aulas para um total de 34 crianças, tendo a XXIV Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos Campo Grande/MS - 11 a 14 de novembro de 2019 ludicidade como norteadora das atividades. Foi possível observar como a musicalização promoveu a melhoria na capacidade dos autistas de se relacionarem com os outros, proporcionando o desenvolvimento musical, emocional e intelectual. O projeto desenvolvido na ANDA vem acrescentar à formação dos acadêmicos (as), oportunizando experiências e proporcionando um crescimento humano e profissional, além de ter oferecido uma situação prática para a atuação na educação inclusiva.


Texto completo: PDF