ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Contribuições de estudos sobre a interação compositor-intérprete para o ensino de instrumento: reflexões sobre a peça Jurema Encantada de Danilo Guanais
Airton Guimarães Fernandes Filho

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Este artigo trata do trabalho colaborativo entre compositor/intérprete na peça Jurema Encantada para contrabaixo solo, do compositor Danilo Guanais. È um recorte do nosso projeto de dissertação que está em andamento. Buscamos apresentar, a partir do trabalho colaborativo, as contribuições que podemos dar como intérprete da peça, nos múltiplos aspectos da linguagem musical, como também quais os impactos da nossa participação no processo colaborativo para o ensino do instrumento. Abordaremos aspectos  que envolvem escolhas do intérprete para a execução da peça,, como também o uso de técnicas expandidas. Averiguamos os seus impactos para o ensino do instrumento, baseados no fato de não termos encontrado equivalentes no repertório tradicional do contrabaixo, como também pela visão privilegiada que temos ao participar da sua construção. Procurando subsidiar a contribuição da prática do professor bacharel para o ensino de instrumento, tomamos como referências os trabalhos de Webern (2019), Weber e Garbosa (2015), Araújo (2006), Glaser e Fonterrada (2007). A metodologia será aplicada através de entrevistas semi-estruturadas, encontros presenciais com o compositor e uso de tecnologias de áudio e vídeo. Serão apresentados alguns excertos retirados dos movimentos II (O Casamento) e III (Guerra), como também o link para escuta do áudio do excerto apresentado na Fg. 1, para que se possa ter uma maior compreensão dos aspectos musicais que envolvem o conceito de pizzicato/percussão. A revisão bibliográfica ampara-se nos estudos feitos por Queiroz (2002), Lima (2014), Holschuh (2017)  e Ventura (2007), sobre o movimento armorial e a sua influência na obra de Guanais. Sobre o trabalho colaborativo apoia-se em Bórem (1998), Lobo (2016) Borges (2017), Brandino, (2012), Ray (2010), Cardassi (2016) e Domenici (2011). A metodologia Esperamos com esse artigo, apresentar uma parte importante do nosso projeto de dissertação, que refere-se a propostas de linguagens musicais originais para o contrabaixo, construídas a partir do trabalho colaborativo.



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