ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Sociologia do currículo: o aporte teórico de Ben Kotzee para pensar a formação do educador musical
Ana Carolina Nunes do Couto

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


Esta comunicação visa apresentar as potencialidades dos pressupostos teóricos de Ben Kotzee (2014) como auxílio à elaboração de currículos profissionais em geral, e mais especificamente, ao currículo que prepara o educador musical. O texto se estrutura da seguinte maneira: uma introdução, na qual eu problematizo a necessidade que a área de educação musical tem de conhecer aportes teóricos que a auxiliem na transcendência do paradigma conservatorial que ainda norteia a estruturação curricular dos cursos de licenciatura em música do país. Em seguida, apresento sinteticamente os principais argumentos da sociologia do currículo de Kotzee, visando situá-lo no campo que discute a formação de profissionais em geral. Feito isso, procuro ultrapassar a abstração de sua teoria, ao trazer elementos concretos da profissão do educador musical, visando com isso dar início às primeiras reflexões sobre as potencialidades e/ou limitações que a teoria de Kotzee possui para pensarmos a formação do educador musical.


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