ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Correlações entre as prescrições curriculares de música no Distrito Federal
Sara Paraguassú Santos Do vale, Marcus Vinícius Medeiros Pereira

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Esta comunicação é um recorte de uma pesquisa de mestrado concluída, cujo objetivo central foi analisar a parte de música de duas prescrições curriculares do Distrito Federal: o Currículo em Movimento da Educação Infantil e o Projeto Acadêmico do Curso de Pedagogia (PACP) da Universidade de Brasília (UnB). A intencionalidade da pesquisa traz a principal reflexão de reconhecimento à importância do trabalho com os conhecimentos musicais durante a formação de professores, subsidiando assim, a prática pedagógica desses profissionais.   A análise dos documentos ocorreu pela Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) e a base de organização dos conhecimentos musicais emergentes desse processo teve como princípio o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo da sigla em inglês PCK (Pedagogical Content Knowledge). O processo de análise revelou que existe uma relação entre o Currículo em Movimento e o PACP, principalmente no entendimento de que os conhecimentos musicais dispostos nas duas prescrições devem ser desenvolvidos por meio de experiências sonoro-musicais.

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