ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Formar-se e ser formador: rotas formativas musicais de religiosos no contexto católico brasileiro
Michelle Arype Girardi Lorenzetti

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Esta comunicação apresenta a pesquisa de doutorado concluída (LORENZETTI, 2019) que teve como objetivo compreender as rotas formativas de quatro religiosos católicos, colaborando para o entendimento de processos de formação musical ocorridos, na Igreja Católica brasileira, após o Concílio Vaticano II (1962-1965). O foco da pesquisa dirigiu-se para o formar-se e o formar outros dos religiosos Padre José Henrique Weber, Irmã Míria Therezinha Kolling, Padre Ney Brasil Pereira e Irmã Custódia Maria Cardoso. Quanto aos objetivos específicos, o estudo descreveu o contexto no qual ocorre a música na Igreja Católica; apreendeu as formas que os conhecimentos litúrgico-musicais dos religiosos foram construídos durante suas rotas formativas; analisou o modo como o conhecimento dos religiosos é transmitido a outras pessoas; discutiu as concepções acerca da música neste contexto e suas implicações na formação musical. Para conduzir esta pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso coletivo (STAKE, 1999), no qual, através de entrevistas, o caso instrumental (STAKE, 1999) em que cada religioso se configurou contribuiu para a compreensão da formação musical. A sociologia da vida cotidiana (PAIS, 1993; 2003) e a sociologia da educação musical (SOUZA, 1996; 2000; 2014) embasaram teoricamente a tese. As rotas formativas dos religiosos foram tecidas em meio às próprias atuações como formadores, manifestando-se o pensamento institucional religioso através de suas escolhas e falas. A formação musical, neste contexto religioso, é vista como como algo que exige compromisso, ao mesmo tempo que proporciona o conhecimento, ocorrendo através da prática articulada à teoria.


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