ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Resistência pela educação pública: reflexões sobre educação musical no Programa de Residência Pedagógica
Flávia Narita, Thiago Lopes, João Paulo Oliveira

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Este texto é uma reflexão sobre o Programa de Residência Pedagógica (Edital Capes n. 6/2018) em implementação no departamento de música da Universidade de Brasília. Esse programa é focado para que alunos de licenciaturas articulem teoria e prática da docência em uma experiência de imersão em escolas públicas regulares de educação básica com intuito de adaptá-los à vida docente. Por meio de três narrativas, focalizaremos nossas reflexões em propostas realizadas em aulas no Ensino Médio buscando instrumentalizar os alunos com conhecimentos musicais que possam facilitar o sucesso em processos seletivos seriados para ingresso em universidades públicas. Utilizamos a teoria de significado musical de Green (1997) e seu conceito de musicalidade crítica (2008) e princípios de educação musical de Swanwick (2003) para discutir as intervenções propostas.