ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Cantando coisas de amor e da nossa história: A MPB na sala de aula
Krisley Motta Santos, Teresa Mateiro

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


A pesquisa em andamento tem como principal objetivo investigar como o canto coletivo pode ser trabalhado na escola de educação básica a partir de um trabalho interdisciplinar. Foram selecionadas duas turmas de 6º ano e três professores de diferentes disciplinas aceitaram participar do projeto interdisciplinar e, consequentemente, da investigação por meio de entrevistas semiestruturadas. Um questionário diagnóstico foi respondido pelos alunos com o intuito de conhecer o gosto e as preferências musicais. As aulas de Arte estão sendo planejadas a partir de canções da Música Popular Brasileira que se destacaram a partir da década de 1960 até o ano 2000. A pedagogia de Wuytack, fundamentada no sistema Orff/ Wuytack, está sendo utilizada para desenvolver a prática do canto coletivo. Além disso, as aulas das outras disciplinas são pensadas em relação ao conteúdo de música. A única entrevista realizada, até o momento, foi com o professor de História e Geografia. O projeto deverá terminar ao final do segundo trimestre quando também serão entrevistados os demais professores. Espera-se que esta pesquisa, em forma de Proposta Pedagógica, possa contribuir com a prática docente e com o desenvolvimento musical dos alunos.

Texto completo: PDF