ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Música, tecnologia e formação: um estudo com estagiários
Alice Mazera, Teresa Mateiro

Última alteração: 2019-10-15

Resumo


Esta comunicação contempla algumas discussões de uma pesquisa em andamento. As questões aqui refletidas fazem parte de um questionário aplicado a uma turma de estagiários de um curso de Licenciatura em Música de uma Universidade do Sul do Brasil. A pesquisa tem como objetivo conhecer o processo de formação das concepções pedagógicas dos participantes em questão, abordando neste artigo, de que forma estes estagiários tem utilizado as tecnologias móveis nas aulas de música durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado e quais suas perspectivas sobre o assunto. A discussão e análise se fundamenta nas ideias de Daniel Gohn e Vani Moreira Kenski. A partir dos resultados foi possível perceber que os pensamentos dos estagiários sobre o assunto se correlacionam com seu perfil e formação e que suas perspectivas sobre a inserção das tecnologias móveis na educação musical faz parte de uma construção de vida onde se entrelaçam suas convivências, influências e interesses.


Texto completo: PDF