ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Músicas que ouvimos e músicas que cantamos: ideias das crianças sobre o repertório do coro infantil
Dhemy Fernando Vieira Brito, Viviane Beineke

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Atualmente, pode-se observar a ampliação de pesquisas na área de educação musical com vistas a discutir sobre os modos como as crianças significam suas aprendizagens musicais, a partir de seus próprios relatos. Este texto apresenta ideias de música de crianças no contexto de um coro infantil, tendo como objetivo compreender as dinâmicas que movimentam essas ideias, analisando como são elaboradas e compartilhadas. O referencial teórico está apoiado em estudos que refletem sobre os sentidos que as crianças atribuem às suas práticas musicais, discutindo as suas ideias de música (SANTOS, 2006; BRITO, 2004; 2007; BEINEKE, 2009; 2011). O estudo foi realizado com vinte e nove crianças, entre seis e onze anos, participantes do Coro Infantil Cantoria, na cidade de Florianópolis/SC. Os dados foram produzidos através de observações de ensaios e apresentações do coro, análises de registros feitos pelas crianças em cadernos individuais intitulados “Diários de Ideias de Música” e diálogos em rodas de conversa com as crianças. Os resultados deste estudo, ainda em andamento, refletem sobre como as crianças associam – ou dissociam – o repertório musical executado no coro infantil e as músicas ouvidas no dia a dia. Além disso, os diálogos com as crianças apontam para reflexões sobre o fortalecimento da prática coral, à medida que discutem e valorizam as perspectivas e os saberes musicais das crianças em relação às suas práticas musicais.

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