ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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A aprendizagem colaborativa no ensino e aprendizagem do conhecimento musical
Andréia Pires Chinaglia Oliveira

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa de doutorado em andamento. A pesquisa tem como objetivo principal investigar como a aprendizagem colaborativa contribui na prática docente dos acadêmicos e na apropriação da aprendizagem musical das crianças em um curso de extensão universitária em música. O referencial teórico metodológico está sendo construído a partir dos estudos sobre aprendizagem colaborativa e a investigação segue uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados são por meio de: 1) observações participantes no laboratório pedagógico colaborativo e nas aulas do curso de extensão; 2) rodas de conversa com ministrantes e crianças; 3) entrevistas de grupo focal em momentos distintos com ministrantes e crianças; 4) cartas pedagógicas. Os dados ainda estão sendo coletados e organizados para análise. Neste artigo, apresentaremos os dados coletados da segunda observação participante no laboratório de formação pedagógica colaborativa com os ministrantes a partir de uma atividade musical colaborativa. Nela destacaremos como os participantes se organizaram para realizá-la e suas percepções sobre a prática realizada. Acredita-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir com metodologias inovadoras e ativas, compatível a natureza colaborativa das artes. E, ainda, que possa direcionar encaminhamentos futuros para a construção de um campo teórico sobre a metodologia da aprendizagem colaborativa na especificidade da área de educação musical nos diversos contextos educacionais.


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